Que a paz de Jesus e o amor de Maria esteja com vocês!!!
A semana Santa começa com o Domingo de Ramos. Esse domingo, celebra dois Mistérios: a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém e o Mistério de sua Paixão, Morte e Ressurreição, ou seja, a Procissão é de Ramos e a Missa é da Paixão.
A cor usada nessa Celebração é o vermelho, por causa da paixão de Cristo, porque vermelho é a cor de sangue e nos lembra vida.
Jesus é recebido em Jerusalém com grande festa pelo povo, balançavam ramos de palmeira saudando-o como o Messias, quando Jesus se aproximava os ramos eram colocados no chão em verdadeira adoração ao filho de Deus. (Mt 21, 1-11) (Mc 11, 1-10)
A multidão seguia Jesus e gritava Jesus e gritava: “Hosana ao filho de Davi, Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos Céus!
Mas Jesus não o rei desse mundo, então Ele entra na cidade Santa montado num jumentinho, símbolo de humildade. Naquela época o jumento era usado somente pelos pobres.
E isso tem muito a nos dizer, Jesus é o Messias, mas um Messias humildade, que veio para servir e não para ser serviço. Ele é um rei não coroado de ouro, mais de espinhos.
Para fazer recordação a este dia, a Missa de domingo de Ramos começa nas ruas. Em clima de festa a procissão vai caminhando até a Igreja onde se celebra o segundo Mistério, a Paixão de Cristo.
O mesmo povo que saudou Jesus como rei, agora o condena a morte.
O segundo Evangelho (Mc 14,1 – 15,47) de domingo nos relata a Paixão de Cristo, seu julgamento, condenação e morte. Pelo qual revivemos o que Jesus passou ao se entregar por amor, para a nossa salvação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário