Que a paz de Jesus e o amor de Maria esteja com vocês!!!
Na Quinta feira Santa a igreja inicia o Tríduo Pascal, dias de revivermos a entrega de Jesus na última Ceia, sua Paixão e Cruz e sua Vitória sobre a morte, a Ressurreição.
Este dia é marcado por três momentos de Espiritualidades muito importantes.
De manhã acontece a Missa do Crisma, com o bispo e o clero da diocese. Nesta celebração, é renovado o Sacramento da Ordem, o qual vem da ultima ceia do Senhor, quando Ele diz: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). É também nessa celebração que o bispo consagra o óleo do crisma e os óleos que serão usados no batismo, na unção dos enfermos e como óleo dos catecúmenos.
À noite acontece a cerimônia do Lava pés e a Instituição da Eucaristia.
Jesus sabia que sua missão na terra estava acabando. Ele mostrou o amor a todos e fez muitos milagres e queria que seus discípulos continuassem a fazer o bem como Ele havia ensinado.
Então Jesus, reúne os seus discípulos para uma última refeição.
E nessa ceia, Jesus dá um exemplo de serviço e humildade, Ele lava os pés dos seus discípulos e deixa um novo mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amo” (João 15,12).
Com esse gesto, Jesus nos deixa a luz do caminho que devemos seguir para sermos verdadeiramente felizes, o caminho do serviço sem interesse e de amor ao próximo.
Em seguida Jesus pegou o pão e ofereceu o seu corpo, pegou o vinho e ofereceu o seu sangue e disse: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19).
Jesus queria que os discípulos continuassem a se reunir e repetir esse gesto para guardar a memória de tudo o que Ele havia ensinado.
Surge assim o sacramento da Eucaristia e do Sacerdócio. O padre repete em toda missa as palavras de Jesus na última ceia e reparte com o povo o Corpo Consagrado que é o próprio Jesus.
Com a Eucaristia Jesus permanece vivo e presente na nossa vida e em nosso coração.
Rezemos pelos que não creêm: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e vos amo. Peço perdão pelos que não creem não adoram, não esperam e não vos amam”. Amém!
A celebração de hoje não termina hoje ela continua amanhã e sábado, por isso que o padre não dá a benção no final, essa benção será dada só no sábado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário